sábado, 30 de agosto de 2008

Concurso quadrinhos

Dica para quem gosta de HQ!
A Fnac recebe até dia 07/09 trabalhos para a primeira edição do prêmio de novos talentos. A premiação é bem interessante e inclui estágio num estúdio de quadrinhos! O júri do concurso conta com Angeli, Zélio (um dos fundadores do Pasquim, do Salão de humor de Piracicaba, irmão do Ziraldo) e Fernada Takai (Pato Fu). Confiram no https://www.fnac.com.br/premiofnacnovostalentos/principal.html

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Reocupação

Nos dias 23 e 24 de agosto de 2008, aproximadamente 20 estudantes ocuparam a reitoria da UnB. Mas, dessa vez, não foram reivindicar nada. Esses bravos estudantes, que “sacrificaram” seu fim de semana na reitoria, dormindo em barracas ou colchonetes participavam de um evento promovido pelo Fórum Permanente de Mobilização, grupo de alunos que estiveram na ocupação de Abril e continuaram a se reunir após o seu término para não deixar o movimento estudantil esmorecer, conservando a força adquirida durante a Ocupa. O evento teve formato de seminário, com a proposta de avaliar o momento pelo qual a UnB passou no último semestre, refletir e repensar a concepção de Universidade e preparar os alunos para uma futura reformado estatuto da UnB. Para tanto, organizaram uma estrutura puxada, iniciando as discussões no sábado às 8 horas da manhã e durando o dia todo, com pausa para almoço e janta, e continuando no domingo pela manhã e tarde.
O evento foi divulgado pela internet nas salas de aula, listas de email, no orkut, no blog e site da Ocupação. Foram espalhados panfletos e cartazes por toda a universidade. O evento era gratuito, a alimentação foi providenciada na hora, com o dinheiro de entidades apoiadoras (o DCE foi uma delas). A comissão organizadora, da qual eu participava, trabalhou muito indo atrás de textos e material para realização do seminário. O nosso desejo era que houvesse uma ampla participação de alunos de todos os cursos, calouros, veteranos, principalmente aqueles que nunca ingressaram no movimento estudantil. A intenção era informar ao aluno como funciona a UnB, refletir sobre o que é Universidade, qual o seu papel na sociedade e o nosso papel como aluno, e pensar estratégias para construir juntos uma universidade melhor, para o futuro. Infelizmente, a participação foi ínfima, compareceram somente aqueles já inseridos no movimento estudantil, que em sua maioria já eram participantes do fórum.
Duas perguntas me deixam inquietantemente intrigada: Porque os estudantes evitam, ou não se esforçam o mínimo, para participar desses espaços de discussão mais séria que ocorrem na universidade, quando este não diz respeito especificamente a área do seu curso ou de seu interesse? E como despertar nesse estudante alheio a todo acontecimento político-social da universidade o interesse de participar? A resposta a primeira pergunta é mais fácil de localizar. Está na própria sociedade brasileira contemporânea, é uma característica da nossa juventude resultante de processos históricos e culturais. Está relacionado com o período da ditadura, que distanciou o povo da participação política. Está relacionado com as mídias de massa, que se fortaleceram na última década, vinculando uma cultura de culto à juventude sem mostrar valores de responsabilidade, consciência social, participação na sociedade. Uma cultura de diversão desregrada, quebra de limites, individualismo exacerbado, idolatria do Eu. E outros inumeráveis fatores, que merecem um estudo mais profundo.
Quanto à segunda pergunta, eu ainda não faço idéia da resposta. No entanto, nos momentos de reflexão na reitoria foi delineada uma nova linha de ação para o movimento estudantil que pode ser uma tacada certa. Uma esperança surge, e muito trabalho há pela frente... Logo postarei aqui os textos produzidos com o conhecimento compartilhado pelas pessoas presentes na reitoria, escritos por nós em conjunto. Aos alunos do Desenho Industrial, espero ter dado a minha contribuição para o despertar de sua consciência, que vocês passem a se ver como atuantes diretos nos acontecimentos acadêmicos, inclusive os políticos. Desejo fortemente que haja mais participação dos alunos do meu curso e uma busca maior pela informação. Não custa nada, galera, e vocês vão passar a sentir que fazem parte de algo maior que o seu mundinho.


Artigo escrito pela Thais .

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

HAPPYDIN#4


E como não poderia faltar no primeiro mês de aulas, próxima sexta-feira (29/08) ocorrerá mais uma edição do já tradicional happy hour de Desenho Industrial, vulgo HAPPYDIN!
18h, concha acústica.. muita música, bebidas e integração!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

FINCA!

O FINCA é um evento que estimula a produção musical da comunidade universitária com a participação dos centros acadêmicos representados por bandas do Distrito Federal. Para participar, os grupos precisam ter pelo menos um integrante com vínculo acadêmico, e não perder a inscrição que rola entre os dias 11 de agosto até o dia 05 de setembro de 2008. Procure o CADIN para inscrever sua banda!
O FINCA é reconhecido por revelar talentos musicais da cidade. Alguns participantes do festival ficaram conhecidos na cidade: Móveis Coloniais de Acaju, Ellen Olíria, Maracujazz, Etno, Corindó, Feijão de Bandido entre outros. Acontece anualmente em etapas classificatória e final no Anfiteatro 9 e no Centro Comunitário Athos Bulcão.
A gente sabe de uma galerinha do DI que tem banda. Então, inscreve a sua, porque torcida já tem! E se não tiver, a gente arranja!

Fotos do FINCA 2007

COLEGIADO

Tá um pouco extenso, mas vale a pena ler!

Esse é sobre o colegiado que rolou dia 19/08/2008

1) Adiantamento de ante-projeto de diplomação de alunos que participarão de concurso. Maioria a favor.

2) Aluna pediu Trancamento Justificado neste semestre (e pedirá por 2 anos) para estudar na China. Aluna com ótimas notas onde teve um voto de abstenção e restante aprovando.

3) penalidade de 10% da nota do aluno caso não cumpra requisitos na diplomação. Mas exigiu-se maior acompanhamento e orientação do prefessor-orientador, antes de penalizar. Maioria a favor.

4) Pediram versões digitais dos relatórios. Todos a favor.

5) Discussão do fim do NDD, que se dissolveu naturalmente, após a licença da prof. Ana Cláudia Maynardes, em 2005. Houveram discussões sobre ter ou não um relatório de prestação de contas do laboratório pois desde 2005 até hoje, não discriminaram os bens e equipamentos que ainda estão lá e também o orçamento usado ou
restante, caso exista. Votou-se pela confecção do relatório pela maioria. Alguns contra.

6) Para os pedidos de disciplinas após reajuste, só serão disponibilizadas 2 vagas excedentes por matéria. Portanto, por exemplo, uma turma que tem 30 vagas, após reajuste, o professor responsável pela disciplina só poderá abrir 2 vagas a mais na turma. Consenso geral.

7) Lançamento do site do Depto de DI. Sem data prevista.

8) Sobre o representante do CONSUNI pelo IdA, questionou-se em como eleger um que realmente defenda os interesses da maioria na hora das votações. Nada resolvido ou discutido profundamente.

9) Criar Assembléia dos docentes. Nada discutido.

10) Espaço físico do LabModa, que por caráter emergencial do CFW, precisou ser alocado no prédio Multiuso junto aos outros laboratórios de design.

11) Semestre que vem não teremos o ATL 4, pois o VIS pediu de volta. Abertura de nova habilitação das artes visuais pode prejudicar o novo prédio do DI, além da já atual expulsão do Depto de DI do prédio SG1 aos poucos mas já iniciado.

12) Cadastro do curso no MEC não foi feito pela UnB atualmente, o que pode prejudicar processos de diplomação do curso, entre outros problemas. A data final para atualização de cadastro é até dia 29/08/2008. Ou seja, daqui a poucos dias. A Virgínia está correndo atrás desta regularização do curso.

Estes foram os tópicos da última reunião de Colegiado. Haverá reunião extraordinária em breve, e recomendo a todo o CA e ao curso de Desenho Industrial participar, pois assuntos sérios foram abordados e serão retomados.

Texto escrito pela Fernanda Ibaldo.

domingo, 10 de agosto de 2008

Da Recepção

O CADIN agradece a presença de todos na recepção dos calouros (um sucesso, a propósito!), que aconteceu no último dia 7. No evento, contamos com apresença dos alunos de DI, desde os veteranos mais antigos até nossos calouros fresquinhos.
Além da (muita) comida, houve um discurso que o Marcos fez em nome do CA, balão d'água e marcação dos calouros, apresentações deles (algumas não tão convencionais) e umas dicas básicas, para os que são de primeira viagem.
Esperamos que, a partir dessa iniciativa, os futuros calouros tipo B, juntamente com o CA, se animem para proporcionar eventos semelhantes.

1. 2.

3. 4.
1. Café da manhã
2. Calourinhos
3. 3º semestre
4. 2º semestre
Para ver todas as fotos, clique aqui.

sábado, 2 de agosto de 2008

Proposta de Estatuto do CADIN

Gente,
Segue uma proposta para o estatuto do nosso CA. Teremos uma Assembléia Geral dos estudantes de DI na terceira semana de aula para a aprovação deste documento. Então, é importante que todo mundo leia logo para fazermos as modificações necessárias, ok? Fiz essa proposta com base no estatuto de um outro CA da UnB.
Uma coisa importante: os artigos 11 e 22 falam do quórum mínimo para as nossas assembléias. O que vcs acham de 20% de todos os alunos matriculados em DI? Muito ou pouco?
Boa Leitura!
ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DE DESENHO INDUSTRIAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - CADIN

CAPÍTULO I – DA ENTIDADE
Artigo 1º - O Centro Acadêmico de Desenho Industrial é a entidade máxima de representação dos alunos do curso de Bacharelado em Desenho Industrial, Universidade de Brasília..Parágrafo Único – O Centro Acadêmico de Desenho Industrial adotará, daqui em diante, a sigla CADIN.Artigo 2º - O CADIN é uma entidade civil, com fins não-econômicos e fins educacionais, autônoma, com patrimônio e personalidade distintos de seus associados e com prazo de duração indeterminado, que se regerá pelo presente Estatuto, sendo subordinada exclusivamente aos interesses dos estudantes de Graduação em Desenho Industrial da Universidade de Brasília.Artigo 3º - Os resultados do CADIN que se verificarem ao final de cada exercício social serão compulsoriamente reinvestidos nas atividades por ele conduzidas.Artigo 4º - É vedada a remuneração aos integrantes da Diretoria do CADIN pelo exercício de tais funções, bem como a distribuição de bonificações ou vantagens a dirigentes ou a qualquer outra pessoa ligada ou não à Instituição.
CAPÍTULO II – DOS PRINCÍPIOS E FINALIDADES
Artigo 5º - São princípios e finalidades do CADIN:A) Defender e lutar pelos direitos e reivindicações dos estudantes em geral e, em particular, pelos estudantes da Universidade de Brasília e, mais especificamente, pelos alunos de Graduação em Desenho Industrial da Universidade de Brasília;B) Promover e organizar reuniões, encontros, palestras, conferências, debates e atividades afins de caráter acadêmico, social, cultural, artístico, desportivo e político de modo a formar estudantes críticos e atuantes no contexto acadêmico e comunitário, de acordo com o interesse e anseio destes;C) Manter contato e elaboração com entidades estudantis locais, regionais, nacionais e internacionais a fim de manter a integração entre os estudantes em geral.D) Avaliar e encaminhar as deliberações das instâncias do N Design (Encontro Nacional de estudantes de Design), R Design (Encontro Regional de Desenho Industrial), CONE Design (Conselho Nacional de Estudantes de Design), UNE (União Nacional dos Estudantes), DCE-UnB (Diretório Central Estudantil – UnB), CEB-UnB (Conselho das Entidades de Base – UnB), IdA (Instituto de Artes – UNB) e DIN (Departamento de Desenho Industrial da UnB).Artigo 6º - São direitos de todos os alunos regularmente matriculados no curso de Graduação em Desenho Industrial da Universidade de Brasília:A) Solicitar, a qualquer tempo, informações relativas às atividades da Diretoria do CADIN;B) Utilizar todos o espaço, patrimônio e serviços colocados à disposição pela Diretoria do CADIN;C) Apresentar sugestões à Diretoria, por escrito ou verbalmente, sobre a adoção de medidas que julgar convenientes e que tragam benefícios ao CADIN;D) Requerer a convocação da Assembléia Geral, na forma prevista neste Estatuto.Artigo 7º - São deveres de todos os alunos regularmente matriculados no curso de Graduação em Desenho Industrial da Universidade de Brasília:A) Cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto e as resoluções das Reuniões Ordinárias e da Assembléia Geral;B) Satisfazer os compromissos assumidos com o CADIN;C) Nas atividades do CADIN fazer com que prevaleça o interesse coletivo em relação os interesses individuais.
CAPÍTULO III– DOS ÓRGÃOS DIRETORES
Artigo 8º - O CADIN é constituído por todos os estudantes regularmente matriculados no cursos de Graduação em Desenho Industrial da Universidade de Brasília.Artigo 9º - O CADIN é composto dos seguintes órgãos deliberativos:A) Assembléia Geral;B) Diretoria.
CAPÍTULO IV– DA ASSEMBLÉIOA GERAL
Artigo 10º - A Assembléia Geral, órgão máximo de deliberação do CADIN, é composta por todos os estudantes de Graduação em Desenho Industrial, regularmente matriculados na Universidade de Brasília.Artigo 11º - A Assembléia Geral reunir-se-á sempre que necessário, podendo ser convocada pela Diretoria ou por algum membro do CADIN que tiver um motivo justo, cabendo à Diretoria decidir sobre a procedência ou não da convocação. A convocação deverá ser feita com antecedência mínima de 02 dias letivos e com pauta definida. Exigindo-se, para a sua legitimidade, um quorum mínimo de 20% (vinte por cento) dos alunos regularmente matriculados no curso de Graduação em Desenho Industrial da Universidade de Brasília. E, em segunda convocação realizada em 30 minutos imediatamente após a primeira, com qualquer número de estudantes.
CAPÍTULO V– DA DIRETORIA
Artigo 12º - A Diretoria do CADIN, órgão coordenador, executor e deliberativo, será composta por um colegiado, com divisão interna de funções.Parágrafo 1º - Os diretores que assumirem responsabilidades ou praticarem quaisquer atos que prejudiquem o CADIN, cuja execução não tenha sido submetida à prévia aprovação do colegiado, responderão pessoalmente.Parágrafo 2º - Os membros da Diretoria do CADIN não respondem subsidiariamente pelas obrigações contraídas pela entidade.Artigo 13º - A Diretoria do CADIN reunir-se-á conforme combinado pelo colegiado, atendendo à necessidade de deliberação.Parágrafo 1º - Nas reuniões da Diretoria do CADIN, o quorum mínimo para deliberações será de maioria absoluta, ou seja, metade mais um de seus membros.Parágrafo 2º - É recomendado o comparecimento de todos os membros do colegiado nas reuniões da Diretoria.Artigo 14º - Compete à Diretoria:A) Cumprir e fazer cumprir este Estatuto, as suas próprias deliberações e as deliberações da Assembléia Geral;B) Adotar resoluções de acordo com sua programação, desde que tais resoluções não contrariem a Assembléia Geral ou as normas deste Estatuto;C) Representar o CADIN em reuniões e congressos que dizem respeito à entidade.D) Representar o CADIN dentro e fora de Brasília, perante quaisquer instituições públicas e privadas, judicial e extrajudicialmente;E) Divulgar as suas sessões e as da Assembléia Geral, esta conforme estabelecido no Capítulo IV;F) Presidir as sessões da Assembléia Geral;G) Assinar contratos, convênios, compromissos e ajustes, representando o CADIN;H) Abrir e movimentar contas de depósitos em quaisquer instituições financeiras;I) Zelar pelo patrimônio do CADIN;J) Gerenciar recursos, fazer o balanço financeiro da entidade e prestar contas deste em Assembléia Geral;K) Coordenar o trabalho de divulgação das resoluções e das ações realizadas pelo CADIN;L) Acompanhar os mecanismos de assistência aos estudantes, bem como os direitos estudantis adquiridos;M) Acompanhar o andamento e os problemas relacionados ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Brasília.Artigo 15º - Compete aos membros da Diretoria que funciona em regime de colegiado, deliberar um tesoureiro que gerenciará os recursos financeiros da entidade e prestará contas à Diretoria. Esta, por sua vez, prestará conta à Assembléia Geral.
CAPÍTULO VI– DAS ELEIÇÕES
Artigo 16º - A eleição da Diretoria do CADIN dar-se-á nos termos do Estatuto da Entidade e será realizada por voto facultativo, majoritário, direto, secreto e universal.Artigo 17º - Podem votar e ser votados todos os estudantes de Graduação
em Desenho Industrial, regularmente matriculados na Universidade de Brasília.Parágrafo Único – A Diretoria terá mandato de um (01) ano, a contar da data de sua posse, adequando esta data à dois semestres letivos da Universidade de Brasília. É permitida a reeleição por mais um mandato.Artigo 18º - São princípios que regem as eleições, os atos e as pessoas:A) A supremacia da participação, democracia e da construção coletiva do processo eleitoral;B) A transparência, a garantia de liberdade e pluralidade de idéias, garantindo um processo legítimo e representativo.Artigo 19º - A Comissão Eleitoral deverá ser escolhida em reunião da Diretoria do CADIN, aberta a todos os alunos regularmente matriculados no curso de Graduação
em Desenho Industrial da Universidade de Brasília e convocada com antecedência mínima de 02 dias letivos. Esta será responsável pela realização de todo o processo eleitoral, a saber:A) O prazo, horário, local e forma para inscrição das chapas;B) Período em que será realizada a campanha eleitoral, incluindo as datas para o debate entre as chapas;C) A data da realização da eleição e os horários de votação;D) Recolhimento da listagem dos votantes junto ao Departamentos Desenho Industrial, organização da urna e fabricação das cédulas de votação, estas últimas devidamente carimbadas e assinadas;E) Data, hora e local da apuração das eleições.Artigo 20º - As eleições podem ser anuladas caso estejam constatadas as seguintes irregularidades:A) A diferença entre o número de votos e o número de votantes com assinatura na lista de controle das urnas for maior que 03% (três por cento);B) Votos brancos e nulos somados ultrapassarem metade mais um dos votantes.
CAPÍTULO VII– DO PATRIMÔNIO
Artigo 21º - O patrimônio do CADIN compõe-se de:A) Bens móveis existentes e adquiridos;B) Doações;C) Valores em moeda em caixa ou depósitos em instituições financeiras.Parágrafo Único – Em caso de dissolução do CADIN determinada pela Assembléia Geral, em deliberação aprovada por dois terços (2/3) dos alunos regularmente matriculados no curso de Graduação em Desenho Industrial da Universidade de Brasília, o patrimônio será revertido para a Universidade de Brasília ou entidades congêneres de representação estudantil.
CAPÍTULO VIII– DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS
Artigo 22º - A aprovação, alterações e modificações do presente Estatuto dar-se-ão por meio da Assembléia Geral, convocada conforme previsto no Capítulo IV do presente edital, com quorum mínimo de 20% (vinte por cento) dos alunos regularmente matriculados no curso de Graduação em Desenho Industrial da Universidade de Brasília, conforme o estabelecido no artigo 11º. E, em segunda convocação realizada em 30 minutos imediatamente após a primeira, com qualquer número de estudantes.Artigo 23º - Os casos omissos no presente estatuto serão resolvidos pela Diretoria, cabendo recurso dos alunos regularmente matriculados no curso de Graduação em Desenho Industrial da Universidade de Brasília perante Assembléia Geral.Artigo 24º - A Diretoria do CADIN terá liberdade para elaborar seus respectivos projetos, regimento interno e submetê-los à Assembléia Geral para aprovação.