terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ata da Assembleia Geral 17/11

ATA DE ASSEMBLEIA GERAL DOS ESTUDANTES DE DESENHO INDUSTRIAL

Data, hora e local: aos 17 (dezessete) dias do mês de novembro de 2009, às 18 horas, na sala B1 190/62 do Instituto Central de Ciências - Ala Sul do Campus Universitário Darcy Ribeiro - Universidade de Brasília (UnB).

Quorum: presentes 33 (trinta e três) estudantes regularmente matriculados de Desenho Industrial da UnB e Evandro Perotto e Fátima dos Santos, chefe e professora do Departamento de Desenho Industrial da UnB, respectivamente.

Composição da mesa: Marcus Vinícios de Oliveira Santos, presidente da mesa; Isabella von Mühlen Brandalise, secretária da mesa.

Ordem do dia: (1) informes gerais; (2) comunicado de mudança de espaço físico

1) A aluna Cibele Varão comunicou a respeito das eleições para chefia e subchefia do Departamento de Desenho Industrial e enfatizou a participação do corpo discente. Comunicou, ainda, sobre o processo de discussão referente à reforma curricular e convidou os alunos interessados a representarem os demais estudantes nas reuniões junto aos membros do colegiado. A professora Fátima anunciou as eleições da Diretoria do Instituto de Artes (IdA) e reiterou sobre a importância da participação dos alunos nas votações institucionais.

2) Foi contextualizada a situação da ocupação da sede do Centro Acadêmico de Desenho Industrial (CADIn) perante a universidade, com base nas reuniões realizadas pela comissão para estruturação dos espaços físicos dos Centros Acadêmicos (CAs), formada por membros dos CAs e pelos principais segmentos da UnB. Na reunião realizada aos 12 (doze) dias do mês de novembro de 2009, foi acatada a proposta da diretoria do CADIn de realocar a sede do CA para a sala oferecida previamente pela comissão, com a condição de a sala B1 190/62 passar a sala de projetos do curso de Desenho Industrial no semestre subsequente. Tal ação justifica-se pela necessidade de o Departamento do curso oferecer disciplinas obrigatórias correspondentes a cerca de 30 (trinta) créditos do fluxo que necessitam de determinada estrutura física para o seu desenvolvimento. A solicitação de tal espaço já havia sido realizada pelo chefe de Departamento previamente, a qual foi negada sob a alegação de falta de espaço na universidade. O professor Evandro esclareceu a situação da estrutura e mobília da sala destinada à sede do CADIn, no subsolo, e garantiu a disponibilização de um ar-condicionado. Em seguida, relatou a respeito do andamento da construção do prédio de Desenho Industrial. Apesar de o recurso para a obra já estar disponível, previu um atraso de um mês e meio para o início da construção propriamente dita, em decorrência da espera da finalização de outros projetos, uma vez que as construções da universidade são realizadas em blocos. A professora Fátima comunicou sobre os esforços sugeridos pelo coordenador do curso Tiago Barros, no sentido de tentar negociar com a Instituição para que as salas disponíveis para a alocação das disciplinas oferecidas pelo curso tenham uma localização mais próxima umas das outras. Por fim, a professora lembrou mais uma vez o período eleitoral e deu ênfase ao papel dos estudantes nas decisões e mobilizações relativas ao curso.

Encerramento da Assembleia: nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a Assembleia. A presente ata, após lida e aprovada, segue devidamente assinada pelos alunos presentes (vide anexo).


Brasília, 17 de novembro de 2009.

Nenhum comentário: