quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Ata de Assembleia Extraordinária

ATA DE ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA

Data, hora e local: aos 26 (vinte e seis) dias do mês de agosto de 2009, às 18 horas, na sala B1 190/62 do Instituto Central de Ciências - Ala Sul do Campus Universitário Darcy Ribeiro - Universidade de Brasília.

Quorum: presentes 68 (sessenta e oito) estudantes do curso de Desenho Industrial, regularmente matriculados.

Composição da mesa: Ewerton Igor Santos Dantas, presidente da mesa; Isabella von Mühlen Brandalise, secretária da mesa.

Ordem do dia: (1) aprovação da ocupação da sala B1 190/62 para o espaço físico do Centro Acadêmico de Desenho Industrial; (2) aprovação do projeto de ocupação do Centro Acadêmico de Desenho Industrial;

Deliberações aprovadas:

1) Foi aprovada por unanimidade a ocupação da sala B1 190/62 do Instituto Central de Ciências - Ala Sul, para a sede do Centro Acadêmico de Desenho Industrial.

2) Em seguida, foi debatido e aprovado, por unanimidade, o seguinte projeto:

Projeto de ocupação do espaço físico do Centro Acadêmico de Desenho Industrial

O Centro Acadêmico de Desenho Industrial (CADIn) vem por meio deste justificar a sua ocupação da sala B1 190/62, de acordo com as atividades previstas para o local.

O curso de Desenho Industrial da Universidade de Brasília (UnB) completa vinte anos em 2009. Desde a sua fundação, a partir do Departamento de Artes Visuais, o curso vem enfrentando problemas relacionados a espaço físico. No Instituto de Artes (IdA - SG1), o Departamento de Desenho Industrial conta, atualmente, com uma pequena sala para a secretaria, coordenação e chefia do curso e uma sala para o laboratório de informática (Dinfo). Além disso, quatro salas no Multiuso 1 são destinadas a laboratórios de pesquisa. As aulas do curso seriam alocadas, a princípio, no intervalo das aulas de Artes Visuais e outros cursos, até que um prédio para o Desenho Industrial fosse construído. Entretanto, o encaminhamento do projeto vem sendo adiado com frequência e, consequentemente, a previsão de construção torna-se cada vez mais distante. A relação entre o Departamento de Desenho Industrial e o de Artes Visuais apresenta certas divergências que se agravam pela falta de espaço físico de ambas as partes. No primeiro semestre de 2009, pediu-se oficialmente que o Desenho Industrial desocupasse o Dinfo. No segundo semestre, prevê-se a realocação do Departamento e do Dinfo para o Instituto Central de Ciências - Ala Sul (ICC Sul), onde se situava a Faculdade de Biologia antes da sua mudança para o seu novo prédio.

O CADIn foi fundado aos vinte e três dias do mês de junho do ano dois mil e oito e a atual diretoria tomou posse aos dezenove dias do mês de junho do ano dois mil e nove. Trata-se, portanto, de uma diretoria legítima. O objetivo principal do CADIn é defender e lutar pelos direitos e reivindicações dos alunos de graduação em Desenho Industrial da UnB. Ao longo das gestões, foram promovidos eventos de integração e de aprimoramento acadêmico, como a Semana de Design, Artes e Arquitetura, que envolveu também os Centros Acadêmicos de Artes Visuais (CAVis) e de Arquitetura e Urbanismo (CAFAU). É frequente a realização de workshops ministrados por alunos, que possibilitam a troca de experiências entre os estudantes. Além disso, a cada início de semestre, o CADIn promove uma recepção para os calouros. Enfim, o Centro Acadêmico vem se esforçando o máximo possível para suprir a falta de espaço físico por meio de atividades de integração. Porém, a ausência de uma sala se mostra extremamente prejudicial para o desenvolvimento dos alunos ao longo do curso, além de comprometer a visualização e representatividade dos estudantes de Desenho Industrial perante à UnB. A área de vivência é de fundamental importância para tornar o ambiente acadêmico mais agradável e assim possibilitar o intercâmbio de informações entre os estudantes. Mais do que isso, o curso de Desenho Industrial apresenta particularidades que são comprometidas pela falta do espaço. Muitas disciplinas exigem uma certa estrutura para a execução de trabalhos práticos, a serem feitos em casa. Muitos alunos acabam desfavorecidos pela ausência de tal espaço no seu ambiente doméstico e na área do campus. Além disso, os alunos precisam de uma área destinada ao armazenamento dos materiais exigidos pelas disciplinas, que são grandes e de difícil transporte. O próprio CADIn conta atualmente com materiais que precisam ser alocados. Trata-se de camisetas e bolsas desenvolvidas por alunos, que são utilizadas para a realização de workshops e vendidas para arrecadar fundos para o Centro Acadêmico. O CADIn possui também um acervo de revistas, livros e apostilas técnicas, que foram doados e, entretanto, não podem ser disponibilizados aos alunos pela falta de um espaço adequado.

Já foram propostas diversas medidas legais de ocupação de espaço físico para o Centro Acadêmico. No segundo semestre de 2008, deu-se inclusive uma reunião entre o prefeito do campus, Silvano Pereira, o chefe do Departamento, Evandro Perotto e representantes da diretoria do CADIn, para tratar de soluções não só para o Centro Acadêmico, como também para as aulas do curso. Solicitou-se a autorização de um local para posicionar um ônibus, que não estivesse em condições de transitar, e este serviria de sede para o CADIn, de forma a não prejudicar o mapeamento de salas do campus. Contudo, o pedido foi negado.

Aos vinte e quatro de agosto, uma semana após o início das aulas, os alunos de Desenho Industrial passaram a ocupar a sala B1 190/62. Tratava-se de uma sala vazia, sem mobília e sem qualquer indício de atividade acadêmica. A partir de então, o espaço foi reconhecido como sede do seu Centro Acadêmico. Para tal, já foram previstas diversas atividades, seja de cunho vivencial como acadêmico, organizadas pelos membros da diretoria do CADIn em parceria os estudantes e com apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Primeiramente, será a sala oficial para as reuniões semanais da diretoria do CADIn, que delibera resoluções relativas aos interesses dos alunos de Desenho Industrial. O espaço será destinado também à exposição dos trabalhos realizados pelos discentes do curso, para que possam ser divulgados e prestigiados. Nas quinta e sexta-feira seguintes à ocupação, serão ministradas oficinas e workshops que fazem parte do evento de comemoração dos cinco anos da empresa júnior de Desenho Industrial, a Lamparina Design. São atividades que visam ao aperfeiçoamento técnico dos participantes. Prevê-se, ainda, a instalação de uma biblioteca constituída pelos volumes doados por estudantes, de modo que o conhecimento na área profissional de Desenho Industrial seja o mais acessível possível.

Por fim, enfatiza-se a relevância da permanência dos alunos na sala. O espaço físico é essencial para o prosseguimento das atividades do CADIn e, consequentemente, para o desenvolvimento de todo e qualquer aluno de Desenho Industrial da UnB.

Encerramento da Assembleia: nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a Assembleia. A presente ata, após lida e aprovada, segue devidamente assinada pelos alunos presentes (vide anexo).

Brasília, 26 de agosto de 2009.


Um comentário:

Levy Mota disse...

muito bom!

só faltou algumas fotos! :)